Habilitação e Reabilitação

Atividades Oferecidas

Equoterapia

Equoterapia

É um método de tratamento global que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico utilizando uma equipe interdisciplinar para promover o desenvolvimento biopsicossocial de seus praticantes. A equoterapia aplicada pelo Cervim é dividida em 4 programas terapêuticos:

  • Hipoterapia: O cavalo é usado como instrumento cinésioterapêutico por praticantes com disfunções motoras e/ou cognitivas, sensoriais.
  • Pedagógico: Indicado para praticantes com disfunções cognitivas, comportamentais, etc.
  • Pré-esportivo e Esportivo: Recomendado para praticantes com indicação para a inserção esportiva.
Fisioterapia Motora e Respiratória

Fisioterapia Motora e Respiratória

A fisioterapia motora tem como objetivo avaliar a função motora e estabelecer estratégias para manter e possibilitar a funcionalidade do paciente através da manutenção e/ou melhora da mobilidade articular, força muscular, prevenindo encurtamentos, retrações musculares e deformidades ósseas, além da normalização sensorial. Em nosso centro, utilizamos vários métodos terapêuticos de acordo com a necessidade de nossos pacientes, dentre eles o M. Bobath, PNF, M. RTA, M. TheraSuit e outros .

Já a fisioterapia respiratória avalia a função respiratória e previne complicações pulmonares e consiste na aplicação de técnicas que melhoraram a capacidade de insuflação máxima e a eficácia da tosse, promovendo maior qualidade de vida aos pacientes.

Therasuit

Therasuit

A base do método TheraSuit foi inspirada em uma veste criada com o objetivo de contrapor os efeitos negativos vividos pelos astronautas (atrofia muscular, osteoporose) quando expostos à falta de gravidade em suas longas viagens pelo espaço. O método se diferencia da terapia tradicional em vários aspectos. O primeiro passo para a realização de um bom tratamento é a avaliação específica e minuciosa para a identificação dos reais déficits do paciente. Em seguida, com base nos resultados da avaliação, é elaborado um programa intensivo e específico, com duração de 3 ou 4 semanas, com sessões diárias de 3 horas. O treinamento do paciente é sempre individual e visa o ganho de força, capacidade cardiorrespiratória, coordenação, equilíbrio e melhora de sua funcionalidade.

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Hidroterapia

Hidroterapia

A reabilitação aquática é uma intervenção terapêutica que se baseia no uso do exercício associado aos efeitos fisiológicos da imersão. É indicada para pessoas de todas as idades e oferece como principais benefícios à melhoria da força muscular e da função cardiovascular, redução do stress, diminuição do edema, aumento da circulação e uma maior amplitude de movimentos.
Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional lida com a organização e planejamento do cotidiano do paciente, o que lhe possibilita uma melhor qualidade de vida. Seu propósito é dar ao paciente a autonomia e a independência para a sua participação social, através de variadas atividades propositiva aplicada por terapeutas qualificados. Uma destas atividades é a terapia de Integração Sensorial, usada para o tratamento de pacientes que apresentam problemas sensoriais que afetam a aprendizagem, comportamento e ou movimento. O método utiliza diversos estímulos sensoriais para ativar as respostas adaptativas destes pacientes.

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é o responsável pela promoção, avaliação, diagnóstico, orientação e aperfeiçoamento da função auditiva periférica e central. Sua atuação englobará ações de promoção, proteção e recuperação da saúde nos diversos aspectos relacionados à alimentação e comunicação do paciente em todo o ciclo vital. Este tipo de tratamento pretende resolver não apenas os distúrbios da linguagem, mas também promover o modo de comunicação sadio e eficaz.

Psicologia

Psicologia

Os aspectos psicológicos participam não somente da formação de muitas doenças e condições físicas como também possuem um papel fundamental no tratamento de diversas deficiências. 
O acompanhamento dos pacientes e suas famílias são realizados por nossos terapeutas que utilizam a Psicologia Clínica como meio para levar enormes benefícios, dentre eles: o desenvolvimento das capacidades de auto-observação, de auto-reflexão e de comunicação.
Psicomotricidade

Psicomotricidade

Psicomotricidade auxilia e capacita o paciente na assimilação do aprendizado, num processo onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, permitindo que o indivíduo se desenvolva em áreas como coordenação motora e afetividade.

Psicopedagogia

Psicopedagogia

 A Psicopedagogia tem por objetivo contribuir para a integração de crianças, adolescentes e adultos que, por razão de suas deficiências, sejam elas físicas ou mentais, estão desarticulados do sistema escolar e de instituições de ensino. Empregando princípios psicológicos, o objetivo do tratamento é vencer, e também prevenir, problemas de aprendizagem através de programas que visam à integração, além de oferecer parâmetros para o desenvolvimento do paciente e de seu processo de organização psíquica. Estes parâmetros apontam direções para o planejamento de atividades a serem realizadas com os pacientes, bem como sinalizam eventuais dificuldades que poderão apresentar.
Musicoterapia

Musicoterapia

Indicada para todas as idades, a Musicoterapia utiliza a música e seus elementos para facilitar e promover a comunicação, aprendizagem, mobilização, expressão e organização (física, emocional, mental, social e cognitiva) do paciente. Ela objetiva desenvolver os potenciais e restabelecer funções do indivíduo, explorando necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas no paciente.

Gupo Familiar

Gupo Familiar

Orientação psicopedagógica para pais ou familiares na criação de ambientes que propiciem o desenvolvimento do potencial dos pacientes em seus aspectos motores, comportamentais e cognitivos. Auxiliando na melhora e manutenção dos ganhos terapêuticos realizados nos programas de reabilitação do CERVIM.

PEI Oficina da Inteligência

PEI Oficina da Inteligência

É uma atividade psicopedagógica para desenvolvimento de inteligência e do potencial de aprendizagem. Realizado em pequenos grupos de até 5 pacientes.
Utiliza o Programa de Enriquecimento Instrumental do Instituto Feuerstein de Israel.
A oficina é orientada pelo Psicopedagogo Márcio Emílio dos Santos, Nível Trainners formado pelo Instituto Feuerstein, habilitado no método desde 1995.

Projeto Escolar

Projeto Escolar

Projeto Escolar/CERVIM O programa destina-se a oferecer suporte à inclusão na rede escolar regular dos pacientes atendidos no CERVIM. As atividades são realizadas nas seguintes etapas:

  1. Avaliação Psicopedagógica para caracterização do perfil de escolarização;
  2. Visita à escola para avaliação do processo escolar em curso, para organização das atividades do próximo ano, como adequação de materiais, mobiliário, orientação ou capacitação de cuidadores, mediadores e professores;
  3. Confecção do Guia de Referência para Inclusão do Paciente;
  4. Orientação e capacitação escolar no uso do Guia de Referência.

Não acreditamos em limites.
Nós os superamos...

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