Habilitação e Reabilitação

Atividades Oferecidas

Equoterapia

Equoterapia

É um método de tratamento global que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico utilizando uma equipe interdisciplinar para promover o desenvolvimento biopsicossocial de seus praticantes. A equoterapia aplicada pelo Cervim é dividida em 4 programas terapêuticos:

  • Hipoterapia: O cavalo é usado como instrumento cinésioterapêutico por praticantes com disfunções motoras e/ou cognitivas, sensoriais.
  • Pedagógico: Indicado para praticantes com disfunções cognitivas, comportamentais, etc.
  • Pré-esportivo e Esportivo: Recomendado para praticantes com indicação para a inserção esportiva.
Fisioterapia Motora e Respiratória

Fisioterapia Motora e Respiratória

A fisioterapia motora tem como objetivo avaliar a função motora e estabelecer estratégias para manter e possibilitar a funcionalidade do paciente através da manutenção e/ou melhora da mobilidade articular, força muscular, prevenindo encurtamentos, retrações musculares e deformidades ósseas, além da normalização sensorial. Em nosso centro, utilizamos vários métodos terapêuticos de acordo com a necessidade de nossos pacientes, dentre eles o M. Bobath, PNF, M. RTA, M. TheraSuit e outros .

Já a fisioterapia respiratória avalia a função respiratória e previne complicações pulmonares e consiste na aplicação de técnicas que melhoraram a capacidade de insuflação máxima e a eficácia da tosse, promovendo maior qualidade de vida aos pacientes.

Therasuit

Therasuit

A base do método TheraSuit foi inspirada em uma veste criada com o objetivo de contrapor os efeitos negativos vividos pelos astronautas (atrofia muscular, osteoporose) quando expostos à falta de gravidade em suas longas viagens pelo espaço. O método se diferencia da terapia tradicional em vários aspectos. O primeiro passo para a realização de um bom tratamento é a avaliação específica e minuciosa para a identificação dos reais déficits do paciente. Em seguida, com base nos resultados da avaliação, é elaborado um programa intensivo e específico, com duração de 3 ou 4 semanas, com sessões diárias de 3 horas. O treinamento do paciente é sempre individual e visa o ganho de força, capacidade cardiorrespiratória, coordenação, equilíbrio e melhora de sua funcionalidade.

Hidroterapia

Hidroterapia

A reabilitação aquática é uma intervenção terapêutica que se baseia no uso do exercício associado aos efeitos fisiológicos da imersão. É indicada para pessoas de todas as idades e oferece como principais benefícios à melhoria da força muscular e da função cardiovascular, redução do stress, diminuição do edema, aumento da circulação e uma maior amplitude de movimentos.
Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional lida com a organização e planejamento do cotidiano do paciente, o que lhe possibilita uma melhor qualidade de vida. Seu propósito é dar ao paciente a autonomia e a independência para a sua participação social, através de variadas atividades propositiva aplicada por terapeutas qualificados. Uma destas atividades é a terapia de Integração Sensorial, usada para o tratamento de pacientes que apresentam problemas sensoriais que afetam a aprendizagem, comportamento e ou movimento. O método utiliza diversos estímulos sensoriais para ativar as respostas adaptativas destes pacientes.

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é o responsável pela promoção, avaliação, diagnóstico, orientação e aperfeiçoamento da função auditiva periférica e central. Sua atuação englobará ações de promoção, proteção e recuperação da saúde nos diversos aspectos relacionados à alimentação e comunicação do paciente em todo o ciclo vital. Este tipo de tratamento pretende resolver não apenas os distúrbios da linguagem, mas também promover o modo de comunicação sadio e eficaz.

Psicologia

Psicologia

Os aspectos psicológicos participam não somente da formação de muitas doenças e condições físicas como também possuem um papel fundamental no tratamento de diversas deficiências. 
O acompanhamento dos pacientes e suas famílias são realizados por nossos terapeutas que utilizam a Psicologia Clínica como meio para levar enormes benefícios, dentre eles: o desenvolvimento das capacidades de auto-observação, de auto-reflexão e de comunicação.
Psicomotricidade

Psicomotricidade

Psicomotricidade auxilia e capacita o paciente na assimilação do aprendizado, num processo onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, permitindo que o indivíduo se desenvolva em áreas como coordenação motora e afetividade.

Psicopedagogia

Psicopedagogia

 A Psicopedagogia tem por objetivo contribuir para a integração de crianças, adolescentes e adultos que, por razão de suas deficiências, sejam elas físicas ou mentais, estão desarticulados do sistema escolar e de instituições de ensino. Empregando princípios psicológicos, o objetivo do tratamento é vencer, e também prevenir, problemas de aprendizagem através de programas que visam à integração, além de oferecer parâmetros para o desenvolvimento do paciente e de seu processo de organização psíquica. Estes parâmetros apontam direções para o planejamento de atividades a serem realizadas com os pacientes, bem como sinalizam eventuais dificuldades que poderão apresentar.
Musicoterapia

Musicoterapia

Indicada para todas as idades, a Musicoterapia utiliza a música e seus elementos para facilitar e promover a comunicação, aprendizagem, mobilização, expressão e organização (física, emocional, mental, social e cognitiva) do paciente. Ela objetiva desenvolver os potenciais e restabelecer funções do indivíduo, explorando necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas no paciente.

Grupo Familiar

Grupo Familiar

Orientação psicopedagógica para pais ou familiares na criação de ambientes que propiciem o desenvolvimento do potencial dos pacientes em seus aspectos motores, comportamentais e cognitivos. Auxiliando na melhora e manutenção dos ganhos terapêuticos realizados nos programas de reabilitação do CERVIM.

PEI Oficina da Inteligência

PEI Oficina da Inteligência

É uma atividade psicopedagógica para desenvolvimento de inteligência e do potencial de aprendizagem. Realizado em pequenos grupos de até 5 pacientes.
Utiliza o Programa de Enriquecimento Instrumental do Instituto Feuerstein de Israel.
A oficina é orientada pelo Psicopedagogo Márcio Emílio dos Santos, Nível Trainners formado pelo Instituto Feuerstein, habilitado no método desde 1995.

Projeto Escolar

Projeto Escolar

Projeto Escolar/CERVIM O programa destina-se a oferecer suporte à inclusão na rede escolar regular dos pacientes atendidos no CERVIM. As atividades são realizadas nas seguintes etapas:

  1. Avaliação Psicopedagógica para caracterização do perfil de escolarização;
  2. Visita à escola para avaliação do processo escolar em curso, para organização das atividades do próximo ano, como adequação de materiais, mobiliário, orientação ou capacitação de cuidadores, mediadores e professores;
  3. Confecção do Guia de Referência para Inclusão do Paciente;
  4. Orientação e capacitação escolar no uso do Guia de Referência.
Terapia CME

Terapia CME

CME (Cuevas Medek Exercises) é uma Terapia Psicomotora que foi criada por Ramón Cuevas em 1972. Inicialmente com abordagem terapêutica de MEDEM (Método Dinâmico de Estimulação Motora). Depois em 1980 como MEDEK (Método Dinâmico de Estimulação Cinética). E em 1999 teve a indicação por Ramón Cuevas de Terapia CME que tem por objetivo reforçar o potencial de recuperação natural de crianças que apresentam alguma dificuldade motora afetado pelo Sistema Nervoso Central e pode ser aplicada até que a criança alcance a marcha independente.

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