Os recursos terapêuticos são utilizados como ferramenta de apoio a habilitação e reabilitação, veja abaixo alguns dos recursos que o CERVIM oferece.
Parede de escalada
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque scelerisque urna metus, vel cursus tortor blandit in. Cras eu arcu enim. Etiam finibus eros est, sed aliquet felis pulvinar nec. Nam volutpat lorem vitae magna bibendum fringilla. Etiam finibus purus a pharetra maximus. Pellentesque quis diam nec tellus pellentesque auctor eget non lectus. Sed scelerisque ultricies tortor. Phasellus tempor sagittis sem, at posuere massa interdum eu. Sed finibus rhoncus nibh nec tempus. Proin tincidunt velit vitae lacus posuere interdum. Donec pulvinar massa leo, in dictum velit fermentum eget. Nunc non vehicula ipsum, vitae volutpat augue. Aliquam auctor et tellus sit amet suscipit. Fusce semper vel massa nec consequat.
Tirolesa
Wii terapia
Videogame Wii Sports, que já se encontra presente nos principais centros reabilitação do Canadá, Estados Unidos e Europa, chega ao CERVIM como um novo aliado para o tratamento de uma grande variedade de disfunções como paralisias, acidente vascular encefálico e lesões musculoesqueléticas. Com o devido acompanhamento de um fisioterapeuta, este recurso vem sendo utilizado por programas de reabilitação, por exigir que os jogadores executem movimentos que ajudam a reconquistar o equilíbrio, coordenação, resistência e força muscular.
Plataforma Vibratória
A plataforma vibratória Galileo é totalmente produzida na Alemanha, com tecnologia de ponta, pela Novotec Medical, sendo a plataforma mais bem documentada, inclusive dentro do atendimento pediátrico.
Sua alternância látero-lateral gera um trabalho muscular intenso, promovendo um excelente exercício para treino de equilíbrio.
Otimizando o aprendizado motor à medida em que as repetições ocorrem, a plataforma Galileo, diminui os riscos causados pela imobilidade, melhorando entre outros, a perfusão e circulação sanguínea e o depósito de cálcio nos ossos.
WalkAid
Lesões neurológicas frequentemente têm como consequência graves sequelas motoras, dentre as quais destaca-se a paralisia total ou parcial dos membros inferiores com consequente comprometimento da habilidade de caminhar.
Independente da origem do dano neurológico, uma das características mais frequentes encontrada nesses pacientes é uma paresia (paralisia parcial) dos músculos dorsiflexores de tornozelo (responsáveis por “levantar” a ponta do pé), geralmente associada a espasticidade dos flexores plantares, com consequências diretas sobre a mecânica do tornozelo, dos membros inferiores acometidos.
Nesse contexto, foi desenvolvido o WalkAide, um dispositivo que é comprovadamente mais eficiente que as tradicionais órteses rígidas, ao permitir maior liberdade de movimento e auxiliar na recuperação da função da marcha.
O Walkaide é um sistema estimulador neuromuscular funcional externo que é indicado para solucionar o “pé caído” em pacientes com comprometimento neuromotor. Durante a fase de balanço da caminhada, o WalkAide estimula eletricamente os músculos responsáveis pela dorsiflexão do tornozelo promovendo o levantamento do pé no tempo certo, durante o ciclo de passos. O que pode consequentemente melhorar a capacidade de caminhar do paciente.
No Cervim trabalhamos com mais este recurso terapêutico associado a fisioterapia motora.
CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa)
A comunicação pode assumir muitas formas, tais como: a fala, um olhar compartilhado, texto, gestos, expressões faciais, o toque, a língua de sinais, símbolos, imagens, dispositivos que geram discursos, etc. Existem múltiplas formas de comunicação com base no contexto e no nosso parceiro de comunicação. A comunicação eficaz ocorre quando a intenção e significado de um indivíduo é compreendido por outra pessoa. Concordam?
Dentre as várias formas que a comunicação pode assumir, existe a CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa) que é um conjunto de ferramentas e estratégias que o indivíduo utiliza para resolver os desafios de comunicação do cotidiano. A CAA é um termo que é usado para descrever vários métodos de comunicação que podem ajudar as pessoas que são incapazes de usar o discurso verbal para se comunicar. Esses métodos podem beneficiar uma ampla gama de indivíduos, desde aqueles que estão começando a se comunicar até indivíduos que faziam uso do discurso verbal complexo.
Integração Sensorial
A Terapia de integração sensorial é baseada na Integração Sensorial de Ayres (ASI). A teoria descreve como o processo neurológico de integração e transformação de informações sensoriais do corpo e do ambiente contribuem para a regulação emocional, aprendizagem, comportamento e participação na vida diária; é derivada empiricamente dos distúrbios de integração sensorial e de uma abordagem de intervenção